Universidade Federal de Pelotas
Instituto de Biologia - UFPEL

Linhas de pesquisa do

PPG-Parasitologia

  • Biologia, epidemiologia, patologia e controle das parasitoses de importância veterinária e em saúde pública.

    Estudo dos ciclos biológicos e parâmetros epidemiológicos e patológicos, visando o controle das principais doenças parasitárias dos animais domésticos e suas interações com o homem.

  • Controle biológico de parasitos.

    Avaliação da eficiência de fungos, bactérias, microhimenópteros no controle de endo e ectoparasitos de importância econômica e na saúde pública.

  • Fungos Patogênicos de importância médica e veterinária

    A linha tem por objetivos pesquisar as bases micológicas das infecções causadas por fungos filamentosos, leveduriformes e oomicetos e avaliar a suscetibilidade de agentes fúngicos a fármacos sintéticos e naturais.

  • Imunologia e biologia molecular aplicados a parasitologia.

    A linha tem como objetivo identificar, isolar e purificar proteínas utilizando técnicas moledulares de parasitos para apicação no imunodiagnóstico e imunoprofilaxia de parasitoses de importância

  • Parasitos de animais silvestres e peixes.

    Conhecer a diversidade parasitária de animais silvestres (mamíferos, aves, répteis e anfíbios), e peixes, bem como verificar a importancia destes como reservatórios de parasitas de animais domésticos e do homem e como bioindicadores epidemiológicos.

  • Taxonomia, bionomia e controle de insetos de importância médica e veterinária.

    Estudo da morfologia e biologia e desenvolver técnicas de criação de insetos, com objetivo de desenvolver manejo ecológico de pragas de importância médico veterinária.